Vitamina D: O combate à Psoríase e ao Vitiligo

Olá Pessoal!! Como venho tentando expor no blog, a Vitamina D tem demonstrado ser a CURA das doenças autoimunes. Para que mais pessoas, e não só os portadores de Esclerose Múltipla, sejam beneficiadas com esse tratamento milagroso, hoje vou falar do uso de altas doses de Vitamina D no tratamento da Psoríase e do Vitiligo.

A Psoríase é uma doença da pele relativamente comum, crônica e não contagiosa. É uma doença cíclica, ou seja, apresenta sintomas que desaparecem e reaparecem periodicamente. Acredita-se que ela se desenvolve quando os linfócitos T (células responsáveis pela defesa do organismo) começam a atacar as células da pele, aumentando a produção destas e, portanto, levando a uma rapidez do seu ciclo evolutivo, com consequente grande produção de escamas devido à imaturidade das células. Esse ciclo faz com que as células mortas não consigam ser eliminadas eficientemente, formando manchas espessas e escamosas na pele.

Psoríase.jpg
Lesões descamativas características da Psoríase

O Vitiligo, por sua vez, é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele. As lesões são cutâneas, de tamanhos variáveis e hipopigmentadas, que se formam devido à diminuição ou ausência de melanócitos (as células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados.

vitiligo
Lesões hipopigmentadas características do Vitiligo

Mas qual é a relação da Vitamina D com essas doenças?

Bom, essas doenças têm caráter autoimune e como já citei em outro post, a Vitamina D é responsável pela regulação de 229 genes em todas nossas células. E, portanto, a deficiência dessa vitamina acarreta na perda de regulação das células do sistema imunológico, permitindo a agressão imunitária contra o próprio organismo. Os indivíduos mais suscetíveis a desenvolverem doenças autoimunes são parcialmente resistentes à Vitamina D. Então, uma vez instalada a doença, doses elevadas de Vitamina D podem compensar a resistência hereditária para os seus efeitos biológicos. Isto é, doses muito altas desse hormônio são necessárias para tornar a doença inativa, não só para compensar essa resistência, mas também para apagar da memória do sistema imunológico a falsa informação de que uma parte do corpo deve ser tratada como microorganismo invasor.

Em vista disso, foi realizado um estudo piloto cujo objetivo foi avaliar a eficácia e segurança do uso prolongado de altas doses de vitamina D no tratamento de pacientes com Psoríase e Vitiligo. Nove pacientes com psoríase e dezesseis pacientes com vitiligo receberam 35000 UI de Vitamina D3, uma vez por dia, durante seis meses, em associação com uma dieta pobre em cálcio e com ingestão mínima de 2,5 L de água diariamente.

Todos os pacientes com psoríase foram classificados de acordo com a “Área de Psoríase e Índice de Gravidade” (PASI) no início do estudo e após o tratamento. Todos os pacientes, com Psoríase e Vitiligo, apresentaram baixo nível de vitamina D (níveis séricos de 25 (OH) D3 ≤ 30 ng / mL) no início do estudo. Após o tratamento, a pontuação PASI melhorou significativamente em todos os nove pacientes com psoríase e quatorze dos dezesseis pacientes com vitiligo tiveram 25-75% de repigmentação. Os níveis de ureia, creatinina e cálcio (total e ionizado) não se alteraram e a excreção de cálcio urinária aumentou dentro da gama normal.

Portanto, esse estudo demonstrou que O TRATAMENTO ALTERNATIVO COM ALTAS DOSES DE VITAMINA D PODE SER EFICAZ E SEGURO PARA PACIENTES COM VITILIGO E PSORÍASE.

TRATAMENTO PSORÍASE VITAMINA D.jpg
Fotos do antes e do depois de dois pacientes com Psoríase tratados com altas doses de Vitamina D
TRATAMENTO VITILIGO VITAMINA D
Fotos do antes e do depois de duas pacientes com Vitiligo tratadas com altas doses de Vitamina D

Não disse que esse tratamento é milagroso?!

Continue acompanhando o blog para saber mais!

Obrigada e até mais 🙂

 

Referências:

  1. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3897595/
  2. http://www.sbd.org.br/
  3. https://vitaminadbrasil.org/

 

 

 

Anúncios

44 comentários em “Vitamina D: O combate à Psoríase e ao Vitiligo

  1. Naõ sabia que a vitamina D , ajuda no tratamento de Vitiligo, uma vez que sou portadora dessa doença.
    Isto ja foi comprovado?…a vitaminaD ameniza o vitiligo ou cura?
    obrigada pela informação. bjs Tete

    Curtir

    1. Oi Vera! Entre no grupo do facebook chamado “Esclerose multipla, o tratamento”. La vc encontrara muita informacao sobre o tratamento de altas doses de vitamina D usado para combater doencas autoimunes. Lembrando que sera necessario encontrar um medico que possa te acompanhar. Um abraco e boa sorte!

      Curtir

  2. Maravilhoso. Quero saber até mais. Tenho vitiligo. Me interesso no tratamento. E tem que ser com acompanhamento médico claro.
    Quero receber mais artigos. Obrigada.
    Mônica Mekss

    Curtir

  3. Sou portadora de psoriases há 52 anos e vitiligo há 10. Gostaria de receber mais artigos e os contatos dos médicos que cumprem o protocolo do tratento com vitamina D na cidade do Rio de Janeiro ou São Paulo.

    Curtir

      1. Boa noite, Maria!

        Por favor, vc poderia me anviar o contato do médico pra poder fazer a consulta por favor.

        Fico no aguardo

        Clayton

        Curtir

  4. Gostaria de saber se a Vitamina D tambem fara desaparecer manchas pequenas q aparecem nos bracas e q os dermatologistas falam q e devido a exposicao ao sol.Que nao tem cura e recomendam usar o protetor solar sempre,so q ,com o passar do tempo as manchinhas brancas vao se multiplicando,ppequenas ,mas bem visiveis.Neste caso a Vitamina D fara a reposicao dos pigmentos da pele???

    Curtir

  5. E nos casos daquelas manchinhas brancas q aparecem nos bracos da gente,a medida q vamos envelhecendo e q os dermatologistas dizem ser efeito do sol.Parece que nao ha o q fazer,neste caso ,a Vitamina D seria a solucao????Para repor os pigmentos da pele???Obrigada.

    Curtir

    1. Boa noite, Nildo. Vou te passar o contato de um médico dermatologista que aplica esse protocolo.

      Dr. Danilo Chiaradia Finamor
      Especialidade: Dermatologia
      Cidade: São Paulo
      Endereços: Rua Vergueiro, 2.253 – Vila Mariana – Próximo ao Metrô Ana Rosa (Linhas Azul e Verde)
      Tel: (11) 5082-1013 e (11) 2578-6257 – email: nuporanga77@gmail.com

      Curtir

  6. Aqui em Brasilia/DF onde encontro um dermatologista que ja trabalha com esse metodo da vitamina D sou portadora de psoriase ha mais de 20 anos

    Curtir

  7. sou de Pereira Barreto interior de São Paulo, gostaria de saber nome do médico que faz esse tipo de tratamento com vitamina de para vitiligo mais próximo de minha cidade.

    Curtir

    1. Boa tarde, Selma. O melhor a fazer é procurar um médico que faça o tratamento com altas doses de vitamina D. Nessa semana irei postar no blog uma lista com os nomes dos médicos que aplicam o protocolo da Vitamina D!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s